quarta-feira, 12 de novembro de 2014

AMINOÁCIDOS: ENTENDA O QUE ELES FAZEM COM SEU CORPO.

aminoacidos2


Para entendermos a ação dos aminoácidos no organismo humano, precisamos entender o que eles são. Os aminoácidos são moléculas orgânicas que combinam átomos de carbono, oxigênio, hidrogênio e nitrogênio.
Existem vinte tipos de aminoácidos, que, por sua vez, se combinam entre si dando origem às diversas proteínas que são responsáveis pela composição das células do organismo humano. Tecidos, músculos, cabelos, cabelos, anticorpos, hormônios, cartilagens, praticamente tudo o que compõe nossos corpos foi construído por diferentes proteínas, e cada proteína é uma combinação de centenas, ou mesmo milhares de aminoácidos.

Os vinte aminoácidos existentes na natureza são divididos em dois grupos:
12 não essenciais (ou aminoácidos naturais) – são os aminoácidos produzidos pelo próprio organismo humano. São eles: Alanina, Glicina, Serina, Cisteína, Ácido Aspártico, Tirosina, Ácido Glutâmico, Arginina, Histidina, Asparagina, Glutamina e Prolina.
8 essenciais –   são os aminoácidos que o corpo não é capaz de produzir, mas precisa deles para realizar suas funções vitais. São eles: Valina, Fenilalanina, Triptofano, Treonina, Lisina, Leucina, Isoleucina e Metionina.
Os aminoácidos essenciais devem ser obtidos por meio da alimentação, e são encontrando em alimentos de alto valor proteico, como carne, leite e ovos. Se o organismo apresentar carência de apenas um dos aminoácidos essenciais, o corpo deixa de produzir milhares de proteínas que são essenciais para o funcionamento do organismo, e isso acarreta diversos danos à saúde dos indivíduos.

Por meio de ligações químicas e reações orgânicas, os aminoácidos são responsáveis por diversas funções.
A Glicina, por exemplo, é fonte de nitrogênio para os músculos e atua no funcionamento do sistema nervoso. A Glicina, aliada à Arginina e Metidiona presentes na creatina são combustíveis para as células musculares, auxiliando na reconstrução e hipertrofia muscular.
O Triptofano age na produção cerebral de serotonina, substância responsável pelo humor e sensação de bem estar.
Já a Leucina está diretamente associada aos processos metabólicos de ganho e perda de peso, enquanto a Lisina trabalha na produção de células brancas que são parte fundamental do sistema imunológico. A Fenilanina atua diretamente na tireoide e no funcionamento dos vasos sanguíneos, além de possuir efeito antidepressivo, interferindo no humor e na atenção.
A Cisteína fornece enxofre às células, atuando na desintoxicação do organismo, funcionamento do sistema imunológico, além de ser necessária para o processo de regeneração da pele, crescimento dos cabelos e das unhas.
Esses foram apenas alguns exemplos do trabalho extremamente importante dos aminoácidos no organismo. Daí a importância de uma dieta nutritiva e balanceada, e em casos de necessidade, da suplementação proteica.
Os alimentos ricos em proteínas apresentam os aminoácidos essências em diferentes quantidades. Para saber o aporte de aminoácidos necessários na sua dieta, consulte um nutricionista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário