segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Óleo de cártamo: origem, como tomar e benefícios para quem quer emagrecer

Saiba tudo sobre o  óleo de cártamo, sua origem, formas de consumo e benefícios para o emagrecimento.

A busca por alternativas, gostosas e eficazes, para diminuir a ingestão de gorduras, e, também, auxiliar no emagrecimento cresce muito, principalmente entre as mulheres que lutam em busca do corpo perfeito. Para tanto, diferentes alimentos são analisados, principalmente aqueles encontrados na natureza em sua forma primária, os quais são benéficos para a saúde humana.
óleo de cártamo
Óleo de cártamo
Entre tantos alimentos que vêm ganhando espaço por suas propriedades condescendentes à melhora da saúde e, consequentemente, auxiliam no emagrecimento, existe um tipo de óleo, extraído de uma planta chamada Cártamo que tem ganhado espaço e evidência entre as pessoas.
O cártamo é uma planta ramificada, com flores amarelas, alaranjadas ou vermelhas, florescendo, normalmente, no mês de julho. Com propriedades similares ao óleo de girassol, o cártamo, atualmente, tem sido utilizado para fins culinários e, agora, como auxiliar no processo emagrecedor.

Benefícios do óleo de cártamo

Seus principais benefícios são advindos do elevado teor de ácido linoleico e oleico, além da pequena quantidade de ácido linolênico. O composto linoleico é um ácido graxo essencial para a alimentação humana e para conservação das funções primárias no organismo. Ele é responsável por deixar a pele viçosa, proteger os fios capilares, causar a cicatrização, entre outras coisas. Esse ácido, ao ser associado com exercícios físicos, diminui os teores de colesterol plasmático, além de diminuir a gordura e aumentar a massa magra.
Devido ao alto teor de ácido linoleico no óleo de cártamo, a diminuição das gorduras localizadas e o aumento de massa magra podem ser vistos, especialmente quando o uso é adicionado a uma alimentação saudável e moderada, e a exercícios físicos regulares.

Como age no organismo

O óleo age na gordura localizada, principalmente na área do abdômen, a qual é utilizada como energia. O cártamo proporciona saciedade às pessoas que o consomem, diminuindo a ingestão de alimentos ricos em caloria. Para aqueles que realizam atividades físicas, o óleo proporciona um aumento da energia e uma melhora no sistema imunológico. O metabolismo de lipídios e a produção da insulina são normalizados com o uso reincidente do produto. Regularizando a produção dessas duas, o corpo retém menos gordura, principalmente na área do abdômen inferior.
Devido às substâncias graxas contidas no óleo, o organismo fica protegido contra oxidantes, além de melhorar a produção de substâncias anti-inflamatórias.
Porém, não existem muitos estudos em relação ao uso do cártamo, principalmente no que tange a quantidade necessária e benéfica para o corpo. É possível que ingerir uma grande quantidade do óleo possa, ao invés de proporcionar bons resultados, fazer mal ao organismo.
Efeitos colaterais do óleo de cártamo
As contraindicações são relacionadas ao consumo do óleo por grávidas ou lactantes, crianças e pessoas diabéticas. Por isso, consulte seu médico para saber a real necessidade e se você poderia utilizar esse potente óleo.
Alguns dos efeitos colaterais que é possível ver em pessoas que consomem mais do que o necessário do óleo são um aumento da glicose e da insulina, as quais foram vistas em exames de jejum em pacientes submetidos a doses altas do cártamo; assim como aumento de resistência à insulina, aumento da peroxidação lipídica, diminuição do colesterol bom em pessoas com hipertensão, entre outros. Por isso, é imprescindível o consumo correto do óleo depois de uma consulta com o médico.
Como tomar o óleo de cártamo
Você pode acrescentar esse benéfico óleo aos alimentos, acrescentando-o à comida ou o ingerindo em cápsulas. Várias receitas podem ser feitas para dar ainda mais sabor ao alimento com o óleo. Usado como tempero, seja em saladas ou em outras receitas, o óleo deve ser usado, normalmente, em uma quantidade não superior a uma colher de sopa.
Já o óleo comercializado em cápsulas já vem em doses corretas, prontas para o consumo. Algumas das marcas que produzem o óleo em cápsulas são a Herbarium, a Vital Natus, entre outros, e podem ser encontradas em lojas especializadas em produtos naturais e em farmácias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário