terça-feira, 7 de outubro de 2014

Benefícios do Ômega 3,6 e 9

Ômega 3: Esse ácido graxo é um tipo de gordura essencial para o bom funcionamento de diversos órgãos. Como o corpo humano não é capaz de produzi-lo é preciso obtê-lo por meio de alimentação ou suplementação. “O ômega 3 auxilia de na redução dos níveis de triglicerídeos e de colesterol ruim (LDL), favorecendo o aumento do colesterol bom (HDL). Também possui ação anti-inflamatória e previne o entupimento dos vasos sanguíneos”, afirma Danielle Garcia, nutricionista.
Pesquisas recentes mostraram que esse tipo de lipídeo também colabora para a saúde mental, já que ele é capaz de amenizar os efeitos do stress e estimular a memória e o humor. “O consumo do ômega 3 mantém o cérebro ativo contribuindo para desenvolver a concentração, motivação, coordenação e reação ágil”, diz ela.
Onde encontrar: Peixes de águas profundas e frias (salmão, atum, bacalhau, arenque, cavalinha, sardinha, truta), óleos de peixe, sementes de linhaça ou óleo de linhaça.
Ômega 6: Assim como o ômega 3, esse nutriente faz parte do grupo de gorduras benéficas que cooperam em variados e importantíssimos processos bioquímicos e hormonais. “O Ômega 6 devia fazer parte da dieta de toda mulher porque está ligado diretamente na formação das células saudáveis, que deixam a pele mais bonita e no fortalecimento da fibra capilar, o que evita a quebra e reestrutura o fio dos cabelos”, explica a nutricionista.
Este ácido linoleico também ajuda na prevenção de doenças como a osteoporose. Ao ingerir o nutriente, os ossos ficam mais fortes e saudáveis. “Ele facilita o desenvolvimento e resistência da massa óssea, além de absorver com mais facilidade o cálcio, que é um mineral essencial para a manutenção dos ossos”.
Onde encontrar: Peixes de água quente, ovos, leite, cereais, assados, nozes, óleo de prímula, óleo de linhaça, óleo de soja, óleo de milho, óleo de semente de girassol ou sementes de abóbora.
Ômega 9: Já este ácido oleico participa do nosso metabolismo, desempenhando um papel fundamental na síntese dos hormônios. Ele é fundamental para as mulheres que sofrem com os sintomas da TPM e menopausa. “O ômega 9 é rico de lignanas, substâncias que agem de forma semelhante ao estrógeno, um hormônio feminino, por isso, pode amenizar a irritabilidade, ondas de calor, suor e ansiedade”, afirma.
Se você quer unir o útil ao agradável e deseja perder as gordurinhas da barriga, este é o nutriente certo pra você. Os componentes presentes no ômega 9 têm propriedades capazes de facilitar a redução de medidas. “Eles reorganizam os depósitos de gorduras no organismo, impedindo que as células adiposas se concentrem na região abdominal”.
Onde encontrar: azeite de oliva, azeitona, peixes como bacalhau e tubarão, abacate, oleaginosas (castanhas, amêndoas e nozes), óleo de canola, óleo de sementes de uva, óleo de gergelim, óleo de girassol e óleo de palma.
Como consumir – Pensando sempre no melhor para você, o Uva Rosa preparou uma surpresa nesta quarta-feira. Uma oferta especial de Óleo de Linhaça, que contém esses três nutrientes fundamentais para a saúde. “O indicado é tomar de 1 a 2 cápsulas antes das principais refeições”

Nenhum comentário:

Postar um comentário