quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Anabolismo x Catabolismo

Você pode ter ouvido os termos catabólico e anabólico. Estes são termos que se relacionam com os processos químicos que ocorrem em nossos corpos. Eles são respostas a não apenas exercícios, mas a doenças, stress, alimentação, e até mesmo causas farmacêuticas.


Catabolismo 
Refere-se às reações químicas que ocorrem quando as moléculas complexas são quebradas em outras mais simples. Por exemplo, quando os músculos são treinados exaustivamente as fibras musculares estão danificados. Durante este processo de cortisol é liberado o que acelera a decomposição dos tecidos. A chave é a formação de reduzir a taxa de catabolismo. Se esta for bem sucedida, o anabolismo é o aumento que resulta em uma recuperação mais rápida entre as sessões de exercícios, um melhor desempenho durante um treino, e um aumento no crescimento muscular.

Anabolismo   
Refere-se às reações químicas que ocorrem quando as moléculas diferentes se combinam para formar os mais complexos. Isto resulta na criação de novo material celular. Isto é necessário para o crescimento, reparação, manutenção de tecidos. Processos anabólicos referem à construção de tecidos e órgãos. Isto pode resultar num aumento da massa muscular. Basicamente, esses dois estados diferentes referem-se a saber se o corpo está construindo tecido ou perdendo tecido. O objetivo é tentar manter o corpo em um estado anabólico em oposição do catabólico. A maneira como você come, descansa e treina vai afetar as taxas desses dois diferentes estados fisiológicos.

 Como evitar um estado Catabólico?
Algumas medidas simples podem ser tomadas para evitar um estado catabólico. O shake de proteína pode ser benéfico após uma rodada de treinamento rigoroso. A ingestão de carboidratos ( absorçao lenta) e proteínas cerca de uma ou duas horas antes e até no máximo 30min depois de um treino, irá ajudar maravilhas e irá manter o corpo de se sentir letárgico. Hoje em dia, há uma série de bebidas de proteínas que têm sido eficaz em ajudar as pessoas a evitar um estado catabólico, contendo BCAA, Glutamina e todos os aminoácidos essenciais, tais como o ácido butírico amino gamma, ou GABA, que são responsáveis pela secreção dos hormonios de crescimento muscular para reparação no corpo.
Outro segredo fundamental é a vitamina C, ela é vital para fortalecer o seu sistema imunológico, o que contribui significativamente para a manutenção de um estado anabólico constante. Portanto, consumir vitamina C antes do treinamento pode ajudar a evitar um estado catabólico e a oxidação das células.

Nenhum comentário:

Postar um comentário