quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Como os pré-treinos funcionam

Recentemente o consumo de suplementos pré-treino cresceu de uma maneira muito rápida tanto entre atletas quanto desportistas. Em resposta a isso o mercado de suplementos oferece cada dia mais produtos e marcas voltados à essa fase do treinamento. Cada produto com sua promessa de otimizar o rendimento quanto a força, foco, energia, resistência e proteção, deixando a escolha do usuário uma tarefa difícil.
Esse artigo tem como objetivo, avaliar de perto a composição dessa categoria de suplemento, analisando a função de cada um dos seus componentes, para que assim, vocês seguidores do Nutramorfose possam fazer uma escolha racional quanto a marca do seu produto.
Quem treina sério sabe do que eu estou falando, todos nós já passamos por isso, você entra na academia e sabe que não vai ser um dia típico de treino. Você se sente completamente disposto, aquece com o peso que normalmente faria as execuções, não há peso suficiente pra você. Você sai da academia com a vascularização no limite, e quando chega em casa mal consegue levantar os braços para lavar o cabelo.
Infelizmente nem sempre estamos com humor e disposição para manter o rendimento à esse nível, ou simplesmente estamos cansados com o desgaste do dia à dia. Nesse sentido os suplementos pré-treino podem ser grandes aliados, modulando seu foco e disponibilidade de energia.
Vamos analisar de perto os efeitos gerados por cada um de seus componentes.
Energia e foco
Disposição e capacidade de concentração são características imprescindíveis quando se fala em treinamento com pesos. Quando se está treinando, deve-se estar completamente focado, desligado do mundo afora, executando cada série como se fosse a última. Nos suplementos pré-treino pode-se encontrar alguma substâncias com essas características.
Cafeína
É o suplemento modulador de humor mais popular entre praticantes de atividade física. A cafeína é um estimulante do sistema nervoso central, e também do metabolismo. Age liberando ácidos graxos na corrente sanguínea, disponibilizando-os mais rapidamente para serem usados como energia, característica que o qualifica como um ótimo termogênico.
Melhora também a capacidade de concentração, a cordenação motora, aumenta o estado de alerta e melhora o foco. Essas características indiretamente levam a um aumento nas cargas, melhorando a intensidade do treino.
As doses de cafeína recomendada por pessoa varia com a composição física e a tolerância individual de cada organismo, os produtos encontrados no mercado possuem por volta de 200mg por porção, para saber exatamente sua recomendação, sempre consulte um nutricionista.
Seus efeitos não são imediatos, portanto é recomendado que seja ingerida por volta de 30 minutos antes do treino.
Tirosina
Tirosina é um aminoácido que possui características moduladoras de humor. Seus benefícios devem-se a questão de ser precursora de neurostrasmissores como noradrenalina e dopamina, alem do fato de que o consumo de tirosina pode acelerar a síntese de catecholaminas. Estudos mostram que a tirosina pode atenuar os efeitos do stress, diminuindo a chance de overtrainning, além de melhorar a capacidade de concentração em fases de intenso treino.
Força
Se força for seu principal objetivo, os seguintes ingredientes são os que se deve buscar em maior quantidade em seu suplemento pré-treino. As seguintes substâncias melhoram sua força muscular, fazendo com que assim possa treinar com mais carga e intesidade, tornando assim mais eficiente o treinamento com cargas.
Monohidrato de Creatina
A creatina é um dos suplementos mais populares, e que vem sendo usada a mais tempo entre praticantes de atividade física, sua fama deve-se a um simples fato: funciona..
Durante o exercício físico com pesos, muitos processos metabólicos ocorrem para que seu músculo possa continuar o trabalho de contração muscular. Adenosina Trifosfato (ATP) é a única fonte de energia instantânea que o músculo tem a disposição para a contratação, infelizmente o músculo tem uma baixa capacidade de estoque dessa substância, e só pode manter a contração por alguns segundos, até que o ATP seja reposto. Seu corpo então repõe seu ATP, através da quebra e conversão de fosfato de creatina em mais energia. Esse processo permite a rápida reposição de ATP no músculo, permitindo a que contração se mantenha por algumas mais repetições, aumentando a intensidade do exercício, e consequentemente a força.
Suplementar creatina garante que seus músculos mantenham seus níveis de ATP completos, permitindo a execução máxima de repetições e cargas em cada série. Se aumento de força está entre seus objetivos, não esqueça de checar os valores de creatina do seu pré-treino.
Taurina
A taurina é um aminoácido encontrado no corpo humano, que é produzido a partir da cisteína. A taurina é diferente da maioria dos aminoácidos pelo fato de não estar incorporada à proteínas, mas sim envolvida em uma série de processos fisiológicos, entre eles: Controle das contrações musculares, balanço de fluídos corporais, estrutura da membrana celular e ações anti-oxidantes.
Em questão de performance, há varias especulações sobre seus possíveis benefícios. Uma hipótese tem a ver com a modulação da função contráctil do músculo esquelético. Ainda que não esteja claro o processo pelo qual isso se deve, os exercícios físicos causam uma queda da concentração dessa substância no músculo. Por essa razão em teoria, a taurina é essencial para a contração muscular, se a contração não é eficiente, a performance é prejudicada

Nenhum comentário:

Postar um comentário