A hipertrofia muscular é o aumento da massa muscular que acontece como uma resposta do corpo a prática de atividades físicas que exponham os músculos a esforço resistido.

A musculação é a atividade física mais eficiente no desenvolvimento da hipertrofia muscular, pois durante os treinos com carga os músculos são submetidos a uma sobrecarga e provocam a resistência, fazendo com que as fibras musculares se contraiam e destruam filamentos de proteínas presentes no seu interior. Porém, o organismo reage e para proteger o próprio corpo produz um volume ainda maior desses filamentos durante o período de repouso logo após a atividade física e dessa forma os músculos literalmente crescem.
Para que a síntese das proteínas aconteça eficazmente dentro das fibras musculares no nosso corpo, proporcionando a hipertrofia, é essencial a ação dos hormônios anabólicos produzidos pelo nosso organismo, conforme segue:
- Hormônio do crescimento – GH -> é composto por aminoácidos e sua produção no nosso organismo é estimulada pelas atividades físicas intensas, pelo sono e também pela diminuição dos níveis de glicose no sangue, além de suplementos que contribuem para sua existência.
- Testosterona -> a testosterona é o hormônio sexual masculino, considerado um construtor muscular, pois é um dos principais responsáveis pela síntese protéica. A testosterona é sintetizada pelo colesterol que não é produzido pelo corpo de forma que precisa ser ingerido. A produção de testosterona também pode ser estimulada pelos treinos compostos.
- Insulina -> a insulina é considerada como o hormônio de maior poder anabolizante. Ela atua de várias formas diferentes estimulando a construção da massa muscular e trabalhando para a sua manutenção. A insulina é formada pelos aminoácidos e a ingestão de carboidratos estimula a sua produção.
Para que o processo de hipertrofia se complete com sucesso é necessário a associação equilibrada de treinos de força equilibrada com períodos de repouso, e alimentação balanceada. A ação dos hormônios é fundamental e é estimulada justamente pelo repouso, pela pratica de atividade física e pela alimentação, com ingestão dos grupos de nutrientes considerados essenciais, que são os carboidratos, as proteínas e gorduras saudáveis. Sendo que, na maioria dos casos, a ingestão de produtos suplementares pode ser essencial para que a hipertrofia aconteça.
Nenhum comentário:
Postar um comentário