terça-feira, 17 de dezembro de 2013

3 coisas que você precisa saber antes de começar a malhar

Malhar com joelhos flexionados ou um pé avançado? Manter os pés juntos ou afastados? Quando inspirar e expirar? Entenda estas questões

As academias estão cheias e, com a quantidade de alunos, aparecem também as variadas formas de executar os exercícios. Alguns até defendem que de um jeito o músculo trabalha com maior intensidade que de outro, trazem teorias e indicam vídeos do Youtube que comprovam sua tese. Mas neste artigo, com a colaboração da nossa personal trainer parceira Cláudia, vamos esclarecer alguns desses mitos definitivamente!

Joelhos flexionados ou um pé avançado?

A posição ideal para realizar exercícios em pé é sempre motivo de discussão. Uns deixam os pés paralelos e flexionam levemente os joelhos. Outros ficam com um dos pés mais avançado que o outro. Quer saber qual é o certo? A personal trainer Cláudia Midori esclarece.
“Os exercícios podem ser realizados de uma forma ou de outra, com os joelhos levemente flexionados ou com um dos pés mais avançados, desde que haja a estabilização do quadril e coluna, evitando oscilações durante a realização dos movimentos para prevenir possíveis dores/ lesões.”

Pés juntos ou afastados?

Quem frequenta academia já deve ter visto alunos realizando exercícios tanto de um jeito quanto de outro e muitas vezes isso confunde, principalmente, àqueles que estão começando a malhar. “Quando afastamos os pés, a nossa base fica mais firme para a realização dos exercícios, podendo facilitar na execução dos movimentos.“ – explica Cláudia .
Se tratando de resultados, não há diferença! Ambos trabalham o músculo da mesma forma. Segundo Cláudia a escolha “vai depender do tipo de exercício, objetivo e preferência do aluno”.

Inspirar ou expirar: eis a questão

Primeiramente, a personal trainer Cláudia nos ajuda a entender quais são os tipos de respiração que podemos aplicar durante aexecução dos exercícios:
Respiração Livre ou também chamada de continuada: ocorre quando não existe uma preocupação em inspirar/expirar em determinada fase do movimento. Acontece naturalmente durante a realização dos exercícios.
Respiração ativa: Acontece com inspiração na fase concêntrica do movimento (fase em que a força muscular vence a resistência) e expiração na fase excêntrica (fase em que a força muscular vai cedendo contra a resistência).
Respiração passiva: Ao contrário da ativa, ocorre quando se expira na fase concêntrica do exercício e se inspira na fase excêntrica.
E dentre estes tipos, não há uma mais ou menos indicada. “Não existe regra. A respiração vai depender da preferência e conforto do aluno durante a realização dos exercícios.” – comenta Cláudia.
“Vale lembrar que devemos somente ficar atentos à respiração bloqueada, também chamada de apnéia, que acontece quando se prende a respiração durante a execução dos exercícios, mantendo a glote fechada (manobra de valsava), podendo ocasionar elevação da pressão arterial e causar tonturas. Com raras exceções, somente atletas e pessoas bem condicionadas podem trabalhar desta forma.” – conclui.
Lembre-se que todos os exercícios devem ser acompanhados por um profissional e que ele está na academia para tirar suas dúvidas. Não hesite em perguntar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário